fbpx

Por que os homens traem? Entenda o que se passa na mente masculina

Será mesmo que é da natureza masculina estar sempre procurando novidades fora do relacionamento em que se está? Porque será que afinal os homens traem as mulheres?

Por que os homens traem?
Por que os homens traem?

Parece até meio batido à esta altura do campeonato falarmos sobre homens traindo mulheres – quando afinal de contas, sabemos que muitas mulheres por ai também dão seus pulos fora né? Mas ainda assim essa é uma pergunta que me fazem muito e que eu gostaria de dar meu parecer a respeito.

Vou dividir este artigo em 2 partes para não ficar chato e também para que a gente consiga dar a profundidade que este tema merece.

Existe uma questão cultural envolvida

Mesmo que hoje em dia a igualdade de direitos entre homens e mulheres tenha avançado muito, ainda é fato que o inconsciente coletivo ainda traz muitas das questões patriarcais e machistas que eram pregadas antigamente.

Pode até ser que dentro da sua casa esta seja uma questão muito bem resolvida, mas eu tenho certeza que você conhece alguém que cresceu em uma família onde homens eram tratados de uma forma diferente de mulheres, ou então conhece alguns pais que ainda educam seus filhos de formas distintas.Nossa sociedade evoluiu muito, mas ainda estamos vivenciando este processo – ele ainda não chegou ao seu fim.

Isto quer dizer que por mais que um rapaz possa ter sido muito bem-educado em casa, ele pode chegar a um conflito interno sobre “como um homem deve ou não agir” quando entra em contato com colegas de escola, faculdade ou trabalho por exemplo.

Aposto que você já ouviu esse papo de que homens traem mais porque separam sexo de amor, certo? Na verdade, não existe um estudo cientifico que comprove isso.

O que acontece é que isso foi tão culturalmente aceito pelas nossas gerações passadas, de que os homens são mais frios, menos sentimentais, mais emocionalmente fortes do que as mulheres que passou-se a associar que eles separam sexo de amor – quando na verdade essa é uma questão de crenças que ficaram profundamente arraigadas no inconsciente coletivo dos homens (de que eles “são assim”) que eles realmente passaram a acreditar nisso como se fosse uma questão biológica – quando na realidade, não é.

O único fator biológico que vale a pena comentarmos e que pode confundir a cabeça de muita gente é de que homens ficam excitados muito mais rapidamente do que mulheres – porque precisam apenas de 50ml de sangue para isso, enquanto uma mulher precisa de aproximadamente 500ml (percebem a diferença?).

Isso faz com que ele fique “pronto” mais rápido, mas nada tem a ver com sua suscetibilidade para traição.

Mas afinal de contas, o que é traição?

Até agora foi fácil né? Agora vou começar a aprofundar um pouquinho mais, mas vou fazer isso da forma mais simples e compreensível possível, prometo!

Vou começar com uma citação de Osho que diz:“Há apenas uma traição e ela consiste em trair sua própria vida. Não há outra traição. Se você continuar a viver com um cônjuge resmungão, possessivo, sem qualquer amor, você estará destruindo suas próprias oportunidades. Permaneça fiel a si mesmo – essa é a única fé necessária – e tudo estará bem”.

Gente do céu, olha como isso é lindo, profundo… e quebra completamente todos os nossos paradigmas sobre relacionamentos!

O que Osho quer dizer é que a grande maioria das relações de hoje em dia nada mais são do que contratos sociais.

Nós temos a necessidade de dar nome às relações (namoro, noivado, casamento) porque no fundo no fundo, queremos estabelecer um compromisso para podermos cobrar o outro quando as nossas necessidades não forem atendidas.

Ninguém pode trair ninguém – você só pode trair a VOCÊ MESMO!

Vamos supor que você começa um relacionamento com um carinha X aí.

O relacionamento é incrível, vocês se dão super bem juntos e vivem praticamente como se estivessem em lua de mel, até que depois de um determinado tempo, o sentimento que você tinha por ele muda… Os caminhos de vocês dois começam a se distanciar e você passa a não o admirar tanto como antes, se interessando, inclusive, por outras pessoas.

A verdadeira traição é você continuar nessa relação sem sentimento, sem afinidade, matando suas próprias oportunidades de conhecer um outro alguém que te faça mais feliz.

Se você decidisse “o trair” por exemplo, em essência, isso só prejudicaria a você, porque é você que estará se machucando, invalidando sentimentos que estão dentro de si mesma. O outro cumpriu o papel dele, foi completamente íntegro em suas ações e em seus próprios sentimentos.

“Mas Gabi, você quer dizer então que a traição se justifica?”

Não, também não acredito nisso. A traição é uma forma que a pessoa encontra de tentar “se fazer um pouquinho mais feliz” fugindo do conflito: terminar uma relação por exemplo. Eu enxergo isso mais como um pedido de socorro, sabe?

A traição pode ser vista como pedido de socorro

Pessoas que traem seus parceiros são fracas, inseguras e completamente carentes. Por outro lado, a pessoa que permanece em uma relação que não quer mais, trai a si mesma e isso é altamente destrutivo pra ela.

Ao meu ver, o caminho do meio sempre será a chave para a nossa verdadeira felicidade: reconhecermos nosso coração como a bússola interna que nos diz exatamente em que direção ir e como agir.

Somente a partir desse olhar de atenção pra dentro, conseguiremos desenvolver amor-próprio e confiança para permanecermos fieis a nós mesmos.

Se este texto fez sentido no seu coração, você se identificou com a minha linha de trabalho e quer saber mais sobre como posso te ajudar, entre em contato comigo pelo e-mail ou Whatsapp abaixo que será um prazer falar com você.

Compartilhe!